O que é lar?
- Anderson Cruz
- 22 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jan. de 2023
Aqui é onde estão minhas raízes, mas o meu lar é você...
Seria uma casa confortável com ampla estrutura, onde as necessidades são supridas e a paz prevalece? Seria um lugar que inspira nostalgia em que uma infância foi construída e as raízes ainda se mostram presentes?
O conceito de "lar" diverge opiniões porque pouco se pensa racionalmente sobre isso e a ideia que mais percebemos no cotidiano é a definição de lar sendo o lugar onde se habita. Mas, será isso mesmo?
O que você tem a dizer? Qual a sua opinião? O que é "lar" para você?
O livro "Sócrates Café", de Christopher Phillips, traz um conceito que vai além. Ajudou-me a ampliar a minha visão e aceitar a ideia de que não se trata de um lugar onde eu encontro minhas maiores lembranças ou onde eu convivo no presente. Talvez, se assim fosse, eu estaria fadado a me relacionar com o ambiente e objetos presentes em minha residência, o que me frustraria pela monologia de uma relação não correspondida.
Christopher conta, em sua obra, debates interessantes. Ele se reunia com pessoas em um local previamente combinado e lá vários assuntos era discutidos e um dia eles discorreram sobre o significado da palavra "lar". Vários olhares foram colocados à mesa, mas um específico me chamou muito a atenção. Confira, a seguir:
"Na única ocasião em que fui com minha mãe até o campo de mineração de carvão onde ela nasceu na Virgínia Ocidental, eu disse a ela:
- Então, este é o seu lar.
Ela replicou:
- Aqui é onde estão minhas raízes, mas o meu lar é você".
(PHILLIPS, 2001).
Você concorda com ele?
Que o seu lar seja vivido e não somente habitado.
Anderson Cruz.
Escritor, terapeuta e licenciando em filosofia.