Você tem medo de viver?
- Anderson Cruz
- 22 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Ninguém vivencia a própria morte, mas atravessamos o luto pelos outros até percebermos que a vida continua...
O ser humano costuma dar valor à vida tendo como parâmetro a sensação de morte. Por que, se a morte não existe para quem existe?
Ninguém vivencia a própria morte, mas atravessamos o luto pelos outros até percebermos que a vida continua. O medo do sofrer parece ser inevitável, mas não nos deve frear de vivermos com tudo o que podemos viver.
Todos nós sabemos que não vamos levar nada desta para outra vida, mas nos preocupamos com o que vamos deixar e como nossos familiares vão ficar. Com isso, somos assaltados por pensamentos que nos impedem de entender que cada pessoa tem o seu caminho e que não cabe a ninguém determinar quanto tempo e a qualidade do percurso cada uma terá.
Possível que em um estado de sofrimento, percebamos o quanto a vida passou sem que nós tivéssemos percebido.
Fantásticas experiências passam por nós despercebidamente, fato que nos impede de apreciarmos o quanto somos agraciados pela vida que temos. É bem verdade que as dificuldades ou até a miserabilidade (em que algumas pessoas podem se encontrar) levam o ser humano a desejar passar para o plano astral o quanto antes – talvez um pensar excêntrico para o alívio de alma.
Porém, qual vida seria essa que não temos nem faíscas de uma clareza?
Somos seres ansiosos por uma vida que não conhecemos e que nem tão pouco está ao nosso acesso e, por isso, nos esquecemos – muitas vezes – que a vida que temos é repleta de elementos que trazem descobertas diárias. Caso não tenhamos a capacidade para notá-la, passaremos a existir por existir, almejando todos os dias viver uma vida que ainda não existe para nós que estamos aqui.
O que há depois desta vida? Existe vida após a morte?
Perguntas como essas nos fazem correr o risco de perdermos a melhores experiências aqui apenas por conta de não estarmos vivendo com alma. Aqui não é um mundo de fantasias, pois a fantasia se constrói na mente de quem não aceita a realidade.
Qualquer teoria sobre o que acontece após a morte é fruto de crenças que conjecturam uma nova realidade, mas que não há a possibilidade de comprovação empírica enquanto se existe neste mundo.
Tendo a concordar com a frase de Epicuro, a seguir:
"A morte não é nada para nós, pois quando existimos, não existe a morte. Quando existe a morte, nós não existimos mais".
Anderson Cruz.
Escritor, terapeuta e licenciando em filosofia.
Isso mesmo. A vontade de viver neste mundo deve ser maior que o medo de morrer pela possibilidade de ir a um lugar de sofrimento eterno.